Projetos

Projeto Cores e Formas


1) Tema: Brincando com as cores e formas
2) Objetivo: este projeto tem como objetivo fazer com que a criança conheça as cores e s formas que estão presentes em todos os ambientes em que vive.
3) Justificativa: Nesta fase é importante propiciar à criança a visualização, exploração e contato com objetos que englobam as cores e as formas, possibilitando a criança identifica-las em seu processo de deenvolvimento e descobrimento de seu mundo.
4) Perfil do grupo: Educação Infantil ( faixa etária  01 a 03 anos).
5) Objetivos:

CONCEITUAIS
  • Identificar  cores e formas;
  • Nomear cores e formas;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Desenvolvimento de percepções visuais, auditivas e táteis;
  • Reconhecer a existencia das diferentes formas;
PROCEDIMENTAIS:
  • Aprender a usar as cores;
  • Reproduzir cores e formas;
  • Utilizar diversos materiais para ampliar suas possibilidades de expressão;
  • Produzir trabalhos de artes, utilizando linguagem de desenhos, pintura, colagem e construção;
  • Desenhar a partir do que foi observado;
ATITUDINAIS:
  • Ampliar o conhecimento de mundo;
  • Identificar, valorizar e reconhecer as diferentes cores e formas;
  • Apreciar o momento do desenho;
  • Apreciar as artes visuais;
  • integração com as pessoas e o meio em que vive;
6) Etapas:
  • Pedir a colaboração dos pais, em um dia previamente combinado, as crianças com camisetas das cores primárias (VERMELHO/AZUL/AMARELO);
 
  • Em sala, organizar as crianças em trios para que elas possam observar e interagir a repeito da cor da roupa co colega;
  • Conversar sobre as cores primárias, secundárias e sobre as formas: QUADRADO, CIRCULO, TRIANGULO E RETANGULO ( preparar previamente um material explicativo);
  • fazer uma roda de conversa e perguntar às crianças qual a  sua cor favorita, explorando o lúdico, e a partir de seu conhecimento explorar as cores e as formas. Ex: A maçã é vermelha e tem a forma arredondada.
  • Realizar experiências com anilina para que elas possam observar o resultado.
  • Ouvir a música Arco-ìris da Xuxa
  • Misturar guache para formas as outras cores;


  • Registrar com guache de cores variadas o que mais chamou atenção na música;
  • Falar sobre o arco-íris, se sabem o que é, se já viram;
  • Confeccionar um arco-íris com as crianças dando para cada uma uma cor
  • Brincar com massinha de cores variadas;
  • Oferecer as crianças Revistas velhas e pedir que procurem imagens coloridas ou com as cores trabalhadas.
  • Confeccionar mural com figura escolhidas pelas crianças;

  • Preparar atividades de registro com os seguinte objetivos:
  • Registrar a cor vermelha: Pintar com guache um coração
  • Registrar a cor azul: Pintar um desenho que tenha um ceú e colar estrelinhas (previamente confeccinada);
  • Registar a cor amarela: Pintar um circulo de amarelo com giz de cera e pedir que as crianças façam o sol;
  • Registar a cor verde: Colar papel crepom picado e feito bolinhas em uma árvore;
  • Espalhar figuras de formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que as crianças as encontrem. Incentivar dizendo a cor e onome do objeto. Pedir que colem esta figura em folha e que a partir dela façam desenhos;
  • Fazer uma casinha com forma geométrica, e pedir que montam identificando as formas. (Confeccionar previamente o material já recortado. DICA: Cada forma deverá ter uma cor para facilitar a percepção de cor e forma)
  • Esconder na sala de aula algumas formas geométricas. Mostrar para a turma uma forma e pedir que elas as encontrem
  • Prepar atividades de registro com os seguintes objetivos:
  • Registro do quadrado: Pintar com guache o quadrado e pedir que ao lado façam um quadrado com a cor desejada;
  • Registro da Triângulo: utilizar um desenho de sorvete de casquinha e pedir que pintem  com giz de cera apenas a casquinha;
  • Registro do Retãngulo: a partir de um desenho pedir que eles pintem com o auxilio de um cotonete com a cor que eles escolherem a forma do retângulo;
  • Registro do circulo: Brincar de bolinha de sabão, e pedir que eles registrem os circulos de diversas cores em uma folha;

  • TRABALHO DE REGISTRO DE CORES E FORMAS:
  • Recortar em tamanho grande, para melhor manuseio e observação,  os formatos da bandeira do Brasil, e montar, oferecer a eles pedacinhos de papel recortado com as cores e as formas da bandeira e auxilia-los para montagem de um mosaico individual;
  • Colar um circulo amarelo em papel e pedir que eles façam um sol;
  • Brincadeiras: Colocar em cima de um pedaço de lenço, várias bolinhas coloridas (piscina de bolinha), e com todos os alunos segurando o lenço peça a eles que sacuda bem o lenço até todas as bolas cairem no chão. Elas ficarão misturadas, separe as crianças por grupos, por exemplo o verde, e este grupo ao sinal este grupo deverá buscar as bolas verdes e assim por diante, para guardá-las.
  • brincadeira de registro:
  • Com um giz fazer no chão um quadrado, um triângulo, um circulo e um retangulo, pedir para que por exemplo as meninas fiquem no circulo, um menino de certa cor caracteristica fique no quadrado, e assim por diante. Avaliar a percepção de cor e forma em cada criança para saber se ela absorveu as cores e as formas.
Observações:
Preparar atividades antes de serem aplicadas, preparar uma pasta para entregar as atividades aos pais em futuras reuniões, elaborar uma ficha para anotar a evolução de cada aluno no processo de assimilação e acomodação do conteúdo.

7) AVALIAÇÃO: Será feita ao longo do projeto observando o cumprimento das etapas e absorsão dos conteúdos.

8) DURAÇÃO: Aproximadamente dois mesem junto com outras atividades trabalhadas, não deve ser trabalhada isoladamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário