quinta-feira

Os medos

Muitas das crianças, em sua maioria, passa por uma fase de MEDOS, medo do escuro…medo de dormir sozinha…medo de chuva… medo do bicho papão…medo de animais.
Esses medos podem tomar proporções realmente exageradas mas geralmente tendem a serem controlados e desaparecer com a idade.
Mesmo assim, este é um problema que aflige muitos pais e a dúvida da maioria é como esses medos aparecem e o que se pode fazer para ajudar as crianças a superá-los.
Na generalidade o medo está directamente ligado ao sentimento de insegurança, é nestas situações que as crianças se revelam com mais pavores, pois não conseguem controlar os próprios pensamentos na situação. em psicanálise esses medos estão diretamente ligados a sensação de morte.
Os pais podem ajudar nesse processo tentando deixar a criança segura diante de situações que lhe causem medo.
“A falta de medo expõe a criança ao risco e o excesso dele faz com que ela se resguarde emocionalmente”
Identificar a origem do medo infantil exige dedicação, é preciso estar atento aos sinais demonstrados pela criança e saber conversar com ela sobre o que lhe causa pavor, não desvalorizando o que a criança diz.
É importante explicar à criança que existem medos reais e medos irreais, para a criança tudo é novo e ela não sabe diferenciar o que é real ou não, faz toda a diferença a criança saber diferenciá-los,  para que desse modo a criança construa noções de perigo.
Ex: ela tem de saber que escadas, piscinas e animais presos representam riscos. Mas faça isso sem aterrorizá-la.
Brinque com seu filho e entre na fantasia dele, as experiências lúdicas ajudam as crianças a lidar com a ansiedade. Os brinquedos treinam a criança para a vida, e é costume representar em brincadeiras o sentimento de medo frente a uma situação real, como a ida a um hospital.
Não existe problema em dar objetos para a criança se sentir mais segura, principalmente na hora de dormir sozinha. São os chamados objectos de transição, reduzem a ansiedade da criança durante a passagem da vida desperta para o sono, tal como o famoso ursinho. O importante é que ela tenha algo familiar à mão para enfrentar os receios na hora de dormir. A compreensão dos pais é fundamental.
NUNCA USE O MEDO DA CRIANÇA COMO INSTRUMENTO DE PODER, ISSO IRÁ REFORÇAR A INSEGURANÇA NA CRIANÇA.
Algumas dicas para ajudar a criança a enfrentar os medos.
Não despreze o medo da criança: Para ela é coisa séria, não de risada do seu medo, mostre que você a entende e que não tem problema sentir medo.
Use objetos (transiçao) para ajudá-lo a superar o medo: Objetos assim dão conforto a criança, especialmente quando é preciso deixá-la, ela provalvelmente irá parar de carregá-lo qunado encontrar um meio de se acalmar na hora do medo.

Explique: Uma criança precisa saber o que está acontecendo, dê a ela uma explicação do que está acontecendo, explique por que as ambulâncias precisam fazer barulho, porque a chuva cai, que a vacina dói mas vai passar.
Tente resolver o medo junto com a criança: Se a criança tem medo de escura, coloque abajur, use o faz-de-conta para ajudálo, como por exemplo um spray anti monstro (água), ou quem sabe um soldado para que guarde o sono dele (um ursinho preferido)
Use brincadeiras de faz-de-conta: A criança usa a fantasia para tentar descobrir coisas que para ela não tem sentido, brincadeiras costumam ser um meio para ajudá-las.

Nunca passa seus medos para a criança: Não tem problemas confessar seus medos a criança, mas cuidado para não passar seus medos para ela, mostre a ela que você também sente medo mas que aprendeu a superálos e que ele não está sozinho.

Não exagera na proteção tentando evitar o medo:
Muitas vezes, a primeira solução que vem à cabeça para evitar o medo é eliminar qualquer coisa que possa assustar a criança. 
E não se esqueça de que os telejornais frequentemente são piores que filmes de terror. Se quiser assistir ao jornal com seu filho por perto, mostre-se disponível para responder a perguntas. Fique de olho para ver se ele não está assustado -- aí é melhor mudar de canal ou sugerir outra atividade.
Procure ajuda de outros pais: Converse com outros pais eles podem dar ótimas dicas.

Preste atenção: Se o medo de seu filho interfere rotineiramente nas atividades normais do dia-a-dia, converse com o pediatra, especialmente se a situação se intensificar. A criança pode estar sofrendo de algum tipo de fobia ou um problema de ansiedade.

Link de uma história sobre chuva

terça-feira

Amiguinhos de Deus: Símbolos da Páscoa: Ovo, Vela, Girassol e Peixe

Amiguinhos de Deus: Símbolos da Páscoa: Ovo, Vela, Girassol e Peixe:
Olá amiguinhos, hoje estou dando continuidade a série de posts sobre os símbolos da páscoa. Neste post temos o ovo, que simboliza a vida que...

Desenhos de Páscoa








Mais desenhos no link abaixo:





 

O significado da Páscoa

 
A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!
E o coelho? A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.








Os símbolos da Páscoa
As luzes, velas e fogueiras são uma marca das celebrações pascais. Em certos países, os católicos apagam todas as luzes de suas igrejas na Sexta-feira da Paixão.
Na véspera da Páscoa, fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal e o utilizam para reacender todas as velas da igreja. Então acendem suas próprias velas no grande círio pascal e as levam para casa a fim de utilizá-las em ocasiões especiais. O círio é a grande vela acesa na Aleluia, simbolizando a luz dos povos, em Cristo. Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".
Em muitas partes da Europa Central e Setentrional, é costume acender-se fogueiras no cume dos montes. As pessoas reúnem-se em torno delas e cantam hinos pascais.
Ainda temos como símbolos:
 
 O cordeiro, que simboliza Cristo, sacrificado em favor do seu rebanho;




 A cruz, que mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no sofrimento de Cristo. No Conselho de Nicea em 325 d.C, Constantim decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo. Então não somente um símbolo da Páscoa, mas o símbolo primordial da fé católica;








 

O pão e o vinho, simbolizando a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus, oferecido aos seus discípulos.

segunda-feira

Mapa Mundi Digital

Vale a pena dar uma olhada!


O IBGE lançou o mapa Mundi digital, cheio de informações, localizações, Capital, Histórico, bandeira, etc... Recurso digital, informações disponíveis em um click!





Fonte: Espaço Educar

segunda-feira

Dia do circo


Comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.
Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.